Como vender material de construção para construtoras

Vender material de construção não é fácil. No entanto, descobrimos que os fatores que mais atrapalham a negociação entre fornecedores e compradores são mais simples do que se imagina.

Aqui estão os principais motivos que podem estar fazendo você não vender material de construção para construtoras no ritmo que deveria.

  • Você não está onde a construtora está procurando
  • Sua empresa está mirando no mercado errado
  • O comprador não da oportunidade a novos parceiros

Para atrair novos clientes, o vendedor moderno precisa de muito mais que o telefone de construtoras.

Afinal de contas, não dá para buscar resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa. Concorda?

Fique ligado nas dicas simples que muitos vendedores esquecem de colocar em prática na hora de vender para construtoras.

Qualifique a construtora

Os compradores das construtoras em Fortaleza se queixaram de fornecedores que telefonam perguntando se a construtora tem alguma cotação para eles.

Eu vou te dar dois motivos para não fazer isso.

  1. É muito chato. Acredito que você também não goste de ser interrompido por alguém tentando vender algo que você não pediu.
  2. É ineficiente. Quantas vendas você já vendeu dessa forma? Compradores precisam seguir um processo de compra bem definido e você precisa aparecer na hora certa.

O processo de compra de uma construtora inicia no orçamento da obra. Construtoras em Recife alegam que vendedores insistem em ofertar materiais de fabricantes diferentes dos solicitados na cotação.

Para entender melhor como funciona o processo de compra de construtoras, leia este artigo. Mas lembre-se, nem todas as empresas trabalham da mesma forma, a melhor abordagem sempre é entender o processo de quem está negociando com você.

Suprimentos construção civil

Faça o dever de casa antes de abordar uma construtora para vender. Você vai ter certeza se deve avançar quando souber responder as seguintes perguntas.

  • Em que fase a obra se encontra e o que já foi comprado? Você não vai vender aço a quem está comprando porcelanato.
  • Quais são os critérios necessários para atender essa construtora? Qualidade do material e prazos fazem o preço ser apenas um detalhe.
  • O quão satisfeitos suprimentos e engenharia estão com os fornecedores atuais e por que? Saiba se diferenciar dos seus concorrentes.

É muito mais agradável receber a ligação de alguém interessado em entender sua necessidade atual para avaliar se pode ajudá-lo ou não do que alguém unicamente interessado em vender algo.

Afinal de contas, o telefone de construtoras toca o dia inteiro. Dedique mais tempo a entender a necessidade do seu potencial cliente e veja suas vendas de material de construção decolarem.

Identifique as melhores oportunidades

Depois de coletar todas as informações mencionadas anteriormente, você estará muito mais preparado para vender.

Nem sempre vale a pena investir sua energia participando de cotações onde você não apresenta uma vantagem clara ao comprador da construtora.

O efeito pode ser negativo. Se o seu material é de qualidade igual ou inferior ao dos concorrentes e tem preço mais alto, por exemplo, o comprador pode nem consultar sua proposta nas próximas cotações.

Quando isso acontecer, é melhor que você agradeça pela consulta, se coloque a disposição para ajudar mas que não force a barra para evitar complicações futuras. Além disso, você vai economizar horas que estaria negociando descontos com seu gerente por uma venda que não vai fechar.

Invista seu tempo e energia apenas nas novas cotações onde você tem um diferencial claro.

Está com tempo sobrando para participar de concorrências? Procure melhores oportunidades e não apenas mais telefone de construtoras.

Obras online e rede de obras são duas ferramentas que vão te ajudar a encontrar quais construtoras estão construindo e em que fase estão cada uma das obras.

Sistema gratuito para gerenciar seus clientes

Se você utiliza um caderninho ou planilha para registrar seus compromissos e clientes que precisa entrar em contato, esse é um ótimo começo.

Uma das coisas que mais atrapalha um vendedor é não saber onde está uma informação específica quando ele mais precisa. O caderninho e a planilha ajudam a manter a organização mas nem sempre estão disponíveis.

Você acredita que fechar bons negócios é muito mais do que vender um produto? Muito provavelmente, você tem a sua padaria, restaurante ou barbearia/salão de beleza preferidos.

Você já parou para pensar por que volta sempre lá? Muitos desses estabelecimentos cultivam fregueses que frequentam pelo ambiente, pelo bate-papo.

Em resumo, fregueses voltam sempre por se sentirem bem e não apenas por um produto do qual são clientes.

Os CRM são sistemas de gestão de relacionamento com o cliente e podem te ajudar a vender material de construção.

Com esses sistemas você consegue registrar cada uma das suas interações com cada um de seus clientes, agendar compromissos e até medir quais das suas estratégias de venda são mais eficientes.Vender material de construção

Com um CRM você será capaz de gerir seus clientes como fregueses, estando sempre atento às suas necessidades podendo oferecer soluções como e quando precisarem.

Se você aceita a minha sugestão de um sistema CRM gratuito e muito simples de usar que eu gosto muito, conheça o Agendor.

Você também vai encontrar várias outras opções para gerenciar sua carteira de clientes, basta digitar “CRM” no Google que uma imensidão de resultados vai aparecer.

Receba por e-mail cotações para vender material de construção

O Coteaqui gera em média 300 oportunidades de negócio todos os meses e tudo que você precisa fazer para recebê-las no seu e-mail é cadastrar-se gratuitamente como fornecedor no Coteaqui.

O portal te mostra as construtoras que estão procurando o material que você vende, o endereço da obra e ainda diz se alguma marca específica é exigida e qual o prazo para que o material esteja na obra.

Construtoras em Fortaleza e Recife Coteaqui

O Coteaqui é o melhor site de construção civil para encontrar construtoras e participar gratuitamente de suas cotações para vender material de construção.

Você é alertado por e-mail sempre que algum comprador está procurando o material que você vende.

cotacao-construtora

Você envia sua proposta online sem instalar nada e ela vai diretamente e exclusivamente para o comprador que solicitou. Ou seja, somente a construtora com quem você está negociando vê a sua proposta.

O comprador usa o mapa comparativo do Coteaqui para decidir onde comprar. Sua proposta estará sempre visível para o comprador e para a diretoria da construtora fazendo você ser sempre lembrado.

Conclusão

Buscar telefone de construtoras na internet e arriscar ligações pode até funcionar as vezes mas a eficiência é baixa. Compradores recebem dezenas de telefonemas e e-mails todos os dias e é raro que seja dada atenção a alguém que os aborda no momento errado.

Foque a sua atenção em encontrar mais construtoras que têm o perfil de comprar o tipo de material que você vende. É muito mais provável que você feche negócio com construtoras que já compram as marcas que você trabalha ou similares.

Existem ferramentas gratuitas capazes de gerenciar sua carteira de clientes para que você possa surpreendê-los com mais informações relevantes em mãos na hora de vender material de construção.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, poste nos comentários e boas vendas!!

Facebook Comments