Qualificar fornecedores na construção civil. Veja como fazer.

É indiscutível a importância de manter um elevado nível de qualidade em qualquer setor da economia. Para tal, é necessário qualificar fornecedores na construção civil para a obtenção e manutenção da qualidade.

Ou seja, atingir altos níveis de qualidade depende de uma integração inteligente de toda a cadeia produtiva. Isso vale especialmente para o setor da construção civil. Afinal, trata-se de uma indústria com uma quantidade muito grande de fornecedores por projeto. A gestão de fornecedores é intensa na construção civil.

Imagine quantos diferentes prestadores de serviço e fabricantes não há na construção de um empreendimento com quatro torres, por exemplo. Por vezes, há fornecedores diferentes do mesmo tipo de serviço ou material atuando lado a lado dentro dos canteiros.

É exatamente por causa desse tipo de situação que se mostram imprescindíveis os programas que visam qualificar fornecedores na construção civil. Mas há algo antes de falar sobre como fazer e qual é a importância da qualificação de fornecedores.

O que é qualificação de fornecedores na construção civil

Qualificar fornecedores na construção civil é mais do que uma atividade crucial. É até mesmo estratégico desenvolver um programa que promova a qualificação de fornecedores.

Antes de saber o que é qualificar fornecedores na construção civil é importante diferenciar esse processo da homologação de fornecedores.

A homologação de fornecedores é, em resumo, avaliar se a empresa provedora atende aos critérios estabelecidos pelo comprador.

Em geral, as características que o fornecedor homologado deve apresentar são:

  • Antecedentes estáveis;
  • Habilitação jurídica;
  • Regularidade fiscal;
  • Qualificações técnicas;
  • Boa situação econômico-financeira.

Tais características aumentam a segurança da empresa contratante quanto ao atendimento de prazos e ausência de erros na entrega dos pedidos ou serviços contratados. Note que a verificação da legalidade da atuação da empresa é uma etapa preliminar à qualificação.

qualificar fornecedores na construção civil

Já a qualificação de fornecedores é uma etapa posterior à homologação. Ao qualificar fornecedores na construção civil o contratante verifica critérios como:

  • Preço;
  • Qualidade;
  • Prazos;
  • Atendimento;
  • Confiabilidade;
  • Flexibilidade;
  • Relacionamento;
  • Processos;
  • Saúde financeira;
  • Entre outros.

Na qualificação de fornecedores a empresa estabelece os critérios a serem atendidos por cada um dos fornecedores contratados. É nesse momento em que a empresa verifica o alinhamento dos fornecedores aos seus próprios valores e objetivos estratégicos.

Logo, qualificar fornecedores na construção civil é diferente de avaliar a qualidade mínima dos produtos, prazos de entrega e preços. A qualificação de fornecedores vai além. Ela considera e compara o custo total da aquisição. Ou seja, contempla os itens pontuados acima.

Critérios para qualificar fornecedores na construção civil

Como vimos, a visão de competição entre contratantes e fornecedores – numa eterna disputa por preços – está ultrapassada. O foco é o estabelecimento de parcerias duradouras e baseadas numa relação de ganhos mútuos.

Os pontos a serem avaliados no processo de qualificação de fornecedores variam para cada empresa. Afinal, há necessidades específicas que precisam ser respeitadas. Por isso, o ideal é que cada construtora desenvolva seu próprio checklist. Sempre com base nas peculiaridades de seu processo produtivo.

É importante notar, no entanto, que os critérios para qualificar fornecedores na construção civil variam, em geral, de acordo com a entrega ou em relação ao desempenho gerencial do fornecedor.

Preliminarmente, o contratante deve fazer uma pré-qualificação. Este é o momento em que são analisados requisitos como:

  • Custo;
  • Qualidade;
  • Pontualidade;
  • Flexibilidade;
  • Instalações;
  • Idoneidade;
  • Capacitação gerencial e financeira.

No caso de critérios que se relacionam com a entrega é possível citar questionamentos como:

  • Os produtos oferecidos têm nível mínimo de qualidade?
  • Os prazos de pagamento são competitivos em comparação ao mercado?
  • Os preços são competitivos?
  • As entregas são realizadas com qual frequência?
  • O atendimento atende a critérios de qualidade mínimos?
  • Há algum programa de fidelização? Ou seja, dá benefícios a clientes recorrentes?
  • Qual o apoio técnico oferecido pelo fornecedor?
  • Atende o estabelecido em contrato?

Em paralelo, é importante fazer a avaliação de desempenho global do fornecedor. Esta engloba outros elementos igualmente importantes, tais como:

Desempenho operacional: este aspecto avalia tanto a eficiência como a eficácia de processos. Também se volta à gestão da qualidade, à adequação a normas e a regulamentos;

Desempenho financeiro: avalia a capacidade de pagamento, o nível de endividamento, o fluxo de caixa, dentre outros aspectos financeiros do fornecedor;

Desempenho gerencial: neste ponto são vistos os sistemas de gestão, as certificações, os selos de qualidade, a competitividade perante o mercado, além de outros elementos.

avaliação de fornecedores na construção civil

Como qualificar fornecedores na construção civil?

O processo de qualificação de fornecedores na construção civil deve ser feito de maneira programada e gradual. Ou seja, priorizando fornecedores de serviços mais relevantes ou de materiais mais críticos. Depois disso, a construtora deve passar à etapa de definição estratégica de prioridades e responsabilidades. Assim como deve atentar à alocação de recursos e ferramentas de administração.

É neste momento em que a construtora vai verificar os critérios de seleção e qualificação. É também neste ponto em que deve se prever a criação de um banco de dados de fornecedores.

Somente a partir da conclusão destas etapas é que se decide pela capacitação e desenvolvimento de fornecedores. Em paralelo ao planejamento é preciso estabelecer formas de avaliação do processo de qualificação de fornecedores. Estas precisam agregar valor e trazer informações qualificadas e rastreáveis.

Como identificar fornecedores estratégicos

A identificação de fornecedores realmente estratégicos precisa ser criteriosa. Afinal, as construtoras se relacionam com um número muito grande de fornecedores.

Por isso, é importante considerar critérios como:

  • Importância em termos de custo;
  • Impacto no prazo e na qualidade;
  • Grau de interdependência com outras atividades;
  • Complexidade tecnológica do elemento ou subsistema.

É importante considerar benefícios além da obtenção do contrato aos fornecedores estratégicos. Trata-se de uma parceria. Logo, é importante que eles participem do processo de planejamento e controle da construtora.

Há casos, inclusive, em que os fornecedores participam do projeto e da elaboração da proposta para o cliente contratante da construtora. A finalidade é sempre criar um mecanismo de atração de bons fornecedores que extrapolem a questão financeira.

parceria com fornecedores na construção civil

Certificações de qualidade

O mínimo que um fornecedor precisa apresentar é o atendimento às Normas Técnicas da ABNT e o respeito à legislação ambiental.

Além disso, um fornecedor qualificado geralmente conta com algumas certificações.

São exemplos de certificação para fornecedores da construção civil:

A importância das certificações pode ser constatada em sua própria obtenção e manutenção. Afinal, para atender aos critérios estabelecidos por tais selos é preciso que o fornecedor atenda a diversos requisito de qualidade. E estes são, por exigência das entidades certificadoras, monitorados e fiscalizados periodicamente.

Conclusões sobre qualificação de fornecedores na construção civil

Muitas questões mudaram ao longo das últimas décadas na construção civil. Uma delas diz respeito ao relacionamento entre fornecedores e contratantes. Se houve um tempo em que a única interação entre essas partes era financeira, essa fase ficou para trás.

Atualmente, é cada vez mais estratégico manter um relacionamento afinado com os fornecedores. Não à toa que é cada vez mais comum referir-se a fornecedores como parceiros comerciais. Em muitos casos, afinal, o bom desempenho de um projeto está relacionado à qualificação dos fornecedores envolvidos.

Por isso é tão importante investir em qualificar fornecedores na construção civil. Dessa forma, todo o mercado se desenvolve em conjunto.

Facebook Comments