A importância do planejamento de compras para a construção civil

A dependência da indústria – qualquer que seja o setor – de matéria prima é inegável. É na etapa industrial em que ocorre o processamento dos materiais brutos para que se tornem produtos acabados. Por isso o suprimento de materiais tem que ser contínuo na indústria da construção civil. O que nos leva à necessidade de um planejamento de compras muito afinado.

Por meio de um planejamento de compras adequado a sua construtora pode otimizar todos os demais processos produtivos dentro do canteiro de obrasO planejamento de compras vai proporcionar até mesmo mais eficiência à mão de obra e às máquinas existentes no canteiro. Afinal, ao contarem com suprimento contínuo de materiais as frentes de trabalho não ficam paradas!

Mas vamos primeiro entender o conceito fundamental!

O que é planejamento de compras?

Quando uma empresa se propõe a industrializar algo, é preciso determinar quais serão os materiais necessários e em quais quantidades. Depois, é imprescindível organizar a linha de produção para que cada matéria prima seja utilizada no momento adequado. Este é o chamado planejamento da produção. Uma vez que a sua produção está organizada, você deve fazer o planejamento de compras.

pln-01

 

Em resumo, o planejamento de compras não é nada mais do que realizar as compras de materiais conforme as frentes de trabalho avançamNesse momento talvez você esteja pensando por que isso é importante, fique com o exemplo abaixo:

Você acha que faria algum sentido levar as esquadrias para o pavimento antes mesmo de a alvenaria estar concluída? Nenhum, certo? 

Então por que comprar a esquadria quando a demanda atual é por argamassa de assentamento e blocos? No entanto, quando chegar o momento de instalar as esquadrias o ideal é que as equipes não fiquem nem um minuto paradas. Para que isso seja possível, é preciso ter muito claro o tempo que o seu fornecedor leva para receber o pedido, produzir as esquadrias e entregar no canteiro da sua obra.

Um movimento adequadamente sincronizado como esse só é possível quando a construtora empenha esforços no planejamento de compras. Aposto que você já está quase convencido sobre a importância do planejamento de compras!

Para deixar ainda mais clara a importância dessa etapa, vamos listar

As vantagens proporcionadas pelo planejamento de compras

Como já vimos anteriormente, o planejamento de compras tem forte contribuição para o sucesso de um empreendimentoMas como será que isso ocorre na prática?

Redução de conflitos

É muito comum haver conflitos entre os departamentos de compras ou suprimentos e a engenharia. Isso ocorre especialmente quando faltam materiais para as frentes de trabalho. Por um lado a equipe de obra reclama da falta de comprometimento de compras com a execução. Por outro, os compradores reclamam da falta de comprometimento dos engenheiros com os prazos para requisições.

Todos esses problemas e conflitos são sanados com um planejamento de compras bem afinado e elaborado com a participação de todos os envolvidos.

Planejamento de Compras

 

Redução de custos

O planejamento de compras proporciona redução de custos por diversas formas. Uma delas é ao evitar compras de última hora. Como em qualquer situação, o melhor preço e a melhor condição de pagamento são obtidos por meio de negociação. E negociação exige tempo, que só existe quando o departamento de compras se antecipa.

Outra forma de reduzir custo por meio do planejamento de compras é ao reduzir os estoques. Assim como tempo, espaço também significa dinheiro. Logo, quanto menor o seu almoxarifado, mais economia. E só é possível ter estoque baixo quando há segurança no processo de compra e entrega de materiais.

Ou você acha que os investidores vão entender caso a obra fique parada porque alguém optou por não estocar determinados materiais?

Nesse mesmo contexto, compras e entregas just in time reduzem o risco de materiais perecerem no estoque. Além disso, se o planejamento de compras for suficientemente amplo é possível concentrar compras – às vezes de diversos canteiros. O resultado é um poder de barganha elevado, com consequente redução de preços e melhores condições de pagamento.

Atendimento a prazos

Como dissemos acima, tempo é dinheiro. Logo, cumprir os prazos significa aumentar a rentabilidade do empreendimento. Afinal, o custo horário de homens e máquinas independe da ocupação. O ideal, portanto, é mantê-los sempre alocados.

Ao fazer isso, além de otimizar o uso de recursos financeiros, você também atende aos prazos de execução previstos.

Mas como operários e máquinas poderiam trabalhar sem os materiais adequados? Daí a importância do planejamento de compras no atendimento a prazos.

Qualidade

Uma das peculiaridades da construção civil é ter demandas específicas a cada obra. Uma vez que cada projeto é único, é preciso estudar soluções adequadas caso a caso. O revestimento que atendeu bem às solicitações de uma obra pode se mostrar inadequado para outro empreendimento.

Para conseguir entender as demandas e encontrar fornecedores capazes de atendê-las é preciso tempo. Por isso, o departamento de suprimentos precisa trabalhar com um planejamento de compras muito detalhado.

Relação com fornecedores

Assim como a sua obra, o fornecedor também precisa se planejar. Caso você precise de um volume considerável de argamassa com um traço específico, por exemplo, o planejamento de compras pode te ajudar mais uma vez.

Ao conhecer a demanda com antecedência, seu fornecedor tem o tempo necessário para desenvolver o traço, ensaiar e programar a produção. Com isso, além de mais segurança com relação ao desempenho do produto aplicado é possível negociar valores e formas de pagamento.

Lembre-se: pedidos urgentes sempre custam mais caro! Até mesmo porque em alguns casos os fornecedores não têm nem como atender a uma demanda pontual.

pln-03

 

Como conciliar as compras com a produção em canteiro

Imagino que talvez você esteja se perguntando como fazer um planejamento de compras que proporcione todas as vantagens listadas acima. Não precisa ser complicado! O ponto fundamental do planejamento de compras é a comunicação. O primeiro passo, portanto, é garantir que todos os profissionais trabalhem com os mesmos dados e que os mesmos estejam atualizados, leia mais sobre os erros no planejamentos de compras em nosso outro artigo.

Assim, o departamento de engenharia precisa manter o departamento de compras atualizado quanto a eventuais alterações. E isso vale para mudanças nos projetos e no cronograma.

Por outro lado, o departamento de compras precisa ser capacitado para conhecer as etapas de uma obra. Tal conhecimento é importante para que os compradores tenham consciência da evolução da obra ao longo do tempo. O planejamento de compras precisa acompanhar essa evolução.

Somente ao conhecer as macro etapas de execução é que o departamento de suprimentos consegue identificar as próximas etapas. Com isso, consegue antecipar pedidos e realizar pedidos globais. O resultado é a redução significativa dos custos de aquisição de materiais.

Conclusão

Pudemos ver que o planejamento de compras é uma etapa estratégica do desenvolvimento de uma obra. Por meio dele é possível atender a prazos e até mesmo melhorar a qualidade e o desempenho final da obra. E, claro, reduzir significativamente os custos.

O planejamento de compras exige comunicação coordenada entre os diferentes departamentos de uma construtora. E também demanda dos compradores conhecimento das etapas de execução de uma obra. Mais do que isso, exige que estes profissionais visitem o canteiro para saber exatamente como está o andamento do cronograma.

Se esse post foi útil para você não deixe de comentar, curtir e compartilhar em suas redes sociais. Mais que isso, não deixe de aplicar imediatamente os conceitos que desenvolvemos juntos. Para ficar mais informado sobre gestão de compras e materiais leia nosso artigo sobre a Curva ABC e aplique já em sua empresa.

Facebook Comments