Obras online: ferramentas para te ajudar a encontrar clientes

Como fornecedor de materiais de construção, você pode oferecer produtos de excelente qualidade, atendimento impecável e respeito total a prazos. Se não tiver para quem vender, nada disso tem serventia. Nessa postagem você irá aprender a encontrar obras online.

Sim, pois a prospecção de clientes é uma etapa estratégica de qualquer negócio! E tem algo muito mais importante do que apenas conhecer seus potenciais clientes. É entrar em contato com eles no momento certo! Ou seja, quando efetivamente precisam do seu serviço ou produto.

Você vai ter um relacionamento muito melhor com os compradores.

Antigamente contávamos muito com a sorte na hora de encontrar novos clientes preparados para comprar nossos produtos. Com a indústria 4.0 cada vez mais presente na construção civil, chegou a hora de fazer um upgrade nas suas abordagens comerciais.

Você vai aumentar muito a eficácia da sua abordagem comercial quando conseguir ajustar o timing da sua prospecção de clientes. E é por esse motivo que neste artigo nós vamos te mostrar os melhores caminhos para encontrar obras online. 

Você vai ver não apenas como listar as obras de qualquer região do país, mas em qual estágio elas se encontram e os responsáveis por comprar. Por isso, prepare-se para descobrir como vasculhar uma verdadeira rede de obras online!

Definindo o alvo

Como já dissemos anteriormente, você provavelmente não quer oferecer seu produto para quem não precisa dele, não é mesmo?

Além de consumir o seu tempo, que é muito valioso, isso gera desgaste com um alvo que poderia ser melhor trabalhado em outro momento. E quando chegar esse momento você certamente quer ter as portas abertas para abordá-lo.

Então, para encontrar as obras online, a primeira lição de casa a se fazer é um estudo aprofundado dos potenciais alvosA partir de tal pesquisa é que você vai ter clareza sobre a atuação de cada um deles e vai poder, assim, segmentar sua abordagem. Ou seja, as tipologias de empreendimentos que costumam construir, a região de atuação, o público-alvo deles etc.

obr-01

Essa primeira etapa da pesquisa é bastante simples. Você pode procurar por listas das maiores construtoras do País, por exemplo, ou, alternativamente, pode fazer buscas pelas construtoras da região onde sua empresa atua.

Isto feito, não deixe de organizar em listas de acordo com a abordagem que pretende aplicar em cada caso. Agora que você já definiu quais são as construtoras que quer abordar, é hora de começar a pesquisar sobre as obras online delas.

Ao fazer uma busca cuidadosa pelos sites das construtoras, você vai ver que muitas mantêm registros atualizados online de suas obras. Esta é uma fonte valiosa de informações para a sua prospecção.

Prospecção de obras online junto às construtoras

A Construtora Nordeste, por exemplo, que atua na região de Caruaru, em Pernambuco, atualiza o status de suas obras mês a mês. O fornecedor consegue antever as próximas etapas. Daí pode procurar fazer a abordagem no momento próximo à compra. Processo semelhante tem a Marquise Incorporações, de Fortaleza. Em seu site é possível listar todos os empreendimentos.

E a prática de listar as obras online é seguida também pela construtora Pacaembu. Com forte atuação na região Sudeste, especialmente no interior do Estado de São Paulo, a construtora atua bastante com o programa Minha casa Minha Vida. Em seu site é possível ver todas as obras atualmente em execução pela Pacaembu, incluindo os lançamentos. Além disso, o próprio site proporciona a possibilidade de fazer cadastro como fornecedor da construtora.

obras-online-construtoras

Ferramentas especializadas em obras online

Assim como as próprias construtoras fazem com seus empreendimentos, há ferramentas disponíveis na internet para listar obras online.

Mesmo ferramentas de venda de imóveis destinadas a clientes finais, compradores de unidades, podem vir a ser úteis para fornecedores. Isso porque algumas delas trazem não apenas imóveis prontos, mas também aqueles a serem lançados ou em construção.

No portal Viva Real, por exemplo, é fácil aplicar filtros no sistema de busca. Dessa maneira, são listados apenas empreendimentos na planta ou ainda em construção.

Essa estratégia exige que você primeiro encontre as obras online para depois buscar as informações sobre a construtora. Logo, há algumas etapas a mais antes de se cadastrar como fornecedor.

Entretanto, esse tipo de ferramenta mostra obras de construtoras diversas de uma mesma região. Isso significa que a busca inclui até mesmo aquelas empresas que você não conhecia.

Há, ainda, ferramentas especializadas em listar obras online para fornecedores de materiais de construção. O uso de ferramentas permite listar as obras de seu interesse em todo o país.

Os filtros incluem:

  • tipologias de obra;
  • setor;
  • padrão de acabamento;
  • fase de execução;
  • localização;
  • dentre diversos outros detalhes.

O mesmo tipo de serviço está disponível na Rede de Obras e no ObrasOnline, sistemas de informações de projetos e obras para fornecedores de materiais e serviços de construção.

Outra ferramentas extremamente útil para buscar obras online é o Portal Coteaqui. Os fornecedores cadastrados na plataforma do Coteaqui têm ainda mais comodidade, pois não precisam nem fazer a busca. O sistema monitora continuamente as obras para identificar quais materiais têm sido demandados em cada obra.

O Coteaqui alerta gratuitamente os fornecedores que atendem cada região no momento adequado para que abordem cada construtora.

obr-03

Se o foco da sua empresa é fornecer para obras públicas de infraestrutura, então o caminho adequado para você é o site do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Nele você encontra também a lista de obras do programa Minha Casa Minha Vida.

Conclusão

Há diversas possibilidades para se fazer a busca de obras online. E uma estratégia como essa é bastante útil para os fornecedores de materiais de construção.

Antes de buscar novos clientes é muito importante saber como construtoras compram material de construçãoDessa maneira fica muito mais fácil monitorar quais são as construtoras que têm mais potencial para virem a se tornar clientes no futuro.

Sua abordagem comercial vai ser mais precisa se você souber as etapas de cada empreendimento.

Faça amplo uso de cada estratégia apresentada nesse post. Seja pesquisando cada construtora individualmente ou usando as diversas ferramentas disponíveis, invista no monitoramento de obras online.

Você vai ter um relacionamento muito melhor com os compradores. Afinal, você vai facilitar muito o trabalho deles ao oferecer o produto certo na hora certa.

Se você gostou desse post, compartilhe com seus colegas de profissão e comente com sugestões de novos temas.

Facebook Comments