Material de construção online: Encontre preços e fornecedores

Nem sempre cotar material de construção online é das tarefas mais simples, não é mesmo? Tenho certeza de que você já se deparou mais de uma vez com fornecedores mal organizados. Às vezes, o fornecedor demora a responder seus e-mails. Em outras, a resposta vem incompleta ou fora de padrão.

Cotar materiais de construção
Dá uma trabalheira fazer a cotação.

Saiba que você pode otimizar e simplificar o processo de cotar material de construção online. E para isso são necessários apenas alguns ajustes para você passar a cotar material de construção online com segurança, rapidez e economia.

Vamos te explicar passo a passo nos parágrafos a seguir como cotar material de construção online sem dor de cabeça!

O que abrange a cotação na construção civil?

Na construção civil, a cotação de materiais faz parte do processo de suprimento das necessidades da obra. Seu objetivo é atender as demandas da produção por meio de compras com preços baixos dentro dos padrões de qualidade.

É na cotação de materiais que se negociam, além de preços, condições de pagamento, frete e prazos de entrega.

Por isso é importante entender o que é cotar material de construção. Isso porque muitas pessoas confundem os conceitos de cotação e de orçamento.

Diferenças entre cotação e orçamento

Saiba que cotação e orçamento são coisas muito diferentes. Por definição, orçamento é o planejamento de contas por determinado período, com o objetivo de prever despesas e receitas.

aim

Em contrapartida, cotação é entendida como a tomada de preços e condições de pagamento dos materiais em si em determinado momento. Ou seja, cotação remete a quanto de fato os materiais vão custar para chegar ao seu canteiro de obras. A cotação inclui também informações sobre como eles serão pagos.

No final das contas, os dois processos são complementares e envolvem muita pesquisa de preços porém suas aplicações são muito diferentes.

Quem deve cotar material de construção

A atividade de cotar material de construção online faz parte do processo de gestão de compras de uma construtora. Esse processo tem que estar consolidado em qualquer negócio, independente de seu tamanho, porte ou segmento de atuação.

Toda empresa que realiza compras no seu dia a dia precisa dominar o processo de cotação. Isso certamente vai economizar tempo e dinheiro da sua empresa!

Usar o e-mail para coletar preços já é uma forma de cotar online. Mas você pode usar outras ferramentas para cotar material de construção online.

cotação online

Essa afirmação é especialmente válida para construtoras que trabalham com obras públicas ou de médio e grande porte. Nesses casos, cada compra abaixo do valor orçado significa mais lucro e maior competitividade.

Construtoras que realizam reformas e obras de pequeno porte costumam trabalhar com prazos apertados e compras de volume reduzido. No entanto, as compras dessas empresas também partem de um valor previamente orçado.

Esse artigo mostra como o trabalho estratégico de compras pode fazer sua empresa destacar-se no mercado e ser mais lucrativa.

Com base no orçamento, é possível construir a Curva ABC de custos da obra. Também é possível planejar compras estratégicas em fábricas ou distribuidores. Isso gera economias de até 30% em alguns materiais de construção.

Além disso, é por meio da cotação de materiais de construção que é possível negociar valores, prazos de entrega e formas de pagamento. Com isso, existe a possibilidade de reduzir custos.

Há um benefício extra! Ao cotar materiais de construção você vai ter a oportunidade de visualizar o seu negócio como um todo. Consequentemente, vai refletir sobre compras e gastos realizados ao longo do tempo.

Você deve estar querendo saber o que acontece depois, certo? Vamos lá! Você vai perceber que há custos que podem ser reduzidos por meio da cotação.

3 dicas e ferramentas para cotar material de construção online

Existem diversas formas de cotar material de construção online. Como padrão de consulta, a maioria dos compradores usa o e-mail para enviar suas listas de compras e receber propostas comerciais.

A internet disponibiliza diversas ferramentas que podem ajudar compradores a organizar e conhecer melhor suas oportunidades de negócio.

Selecionamos e vamos falar de algumas delas como suporte às dicas desse post:

Encontre fornecedores com a busca do Google

Seguindo esse processo para todas as suas compras, você terá certeza que analisou todas as opções do mercado e que fez uma boa compra.

Mas o que fazer quando você precisa de novos fornecedores com urgência? Você pode usar ferramentas de pesquisa como o Google para encontrar os fornecedores mais próximos.

Quer fazer um teste? Digite “fornecedores material de construção” no Google e veja o que acontece.
fornecedores-material-de-construção-online
Centenas de fornecedores estão disponíveis. Ao clicar no nome de cada um você visualiza horários de funcionamento, endereço, telefone e até comentários de outros consumidores.

casa-das-tintas-recife

Você também pode cotar automaticamente com todos os fornecedores que atendem a região da sua obra iniciando uma consulta no portal Coteaqui.

Faça um mapeamento online e colorido dos seus fornecedores

O objetivo principal dessa dica é facilitar o seu acesso à informação de quem vai lhe atender melhor em cada situação.

Uma cotação bem feita exige o mínimo de 3 propostas de fornecedores diferentes por item. Para conseguir essas propostas, a maioria dos compradores procura o e-mail de fornecedores que já conhece, envia a listagem de itens e cobra retorno por telefone.

Uma maneira mais eficiente de obter retornos competitivos é listar em uma planilha, por categorias de insumos, os e-mails de pelo menos 5 fornecedores. Quando você precisar de cotação, envie a listagem de materiais para esses fornecedores e cobre retorno apenas dos que forem mais estratégicos.

registro_fornecedores

 

Você pode compartilhar sua planilha online ou trabalhar sozinho nela de qualquer computador ou smartphone usando o Google Drive, o serviço é gratuito.

A cada cotação, verifique os fornecedores que responderam rapidamente e marque, por exemplo, em verde. Fornecedores que não derem retorno ou não tiverem preços bons muitas vezes consecutivas podem ser marcados em vermelho para que você fique atento a substituí-los por outros na sua planilha de controle.

Dessa forma você poderá seguir seu processo cada vez mais seguro, receber bons retornos e aumentar o poder de barganha nas próximas negociações.

Elimine tarefas operacionais repetitivas

Depois que o e-mail eliminou o uso do fax, a cotação de materiais de construção se tornou um processo muito mais rápido. Novas tecnologias chegaram e os melhores fornecedores estão antenados.

A maioria dos fornecedores de materiais da sua cidade trabalha com portais e envio de cotações online. Além da cotação, é possível negociar e fazer o pedido pela internet.

As vantagens de trabalhar dessa forma são inúmeras. A coleta de preços e condições dos materiais cotados acontece automaticamente.

Você já se incomodou com os constantes telefonemas e e-mails de fornecedores oferecendo materiais e serviços que você não quer contratar no momento? Acabe com esse problema usando o Coteaqui.

Dicas para garantir uma boa cotação online

Se nesse momento você está se perguntando como fazer isso tudo na prática, preste atenção nas dicas que vêm a seguir! Elas vão otimizar o seu processo de cotar material de construção online!

Padronize suas consultas e propostas de materiais de construção

excel

Cada construtora organiza suas cotações e propostas de uma forma. Você vai saber qual é melhor ou pior para sua realidade. O importante é desenvolver uma forma de padronizar a cotação, mesmo que seja em planilhas.

Se você já tem o costume de usar o Excel no seu dia-a-dia, sabe que é uma ferramenta muito poderosa para padronização e registro de informações.

Você pode ter todas as suas planilhas online usando o Google Drive que já mencionamos antes para facilitar o acesso a informação quando necessária.

Não deixe de prever campos para: quantidades, unidades de medida, características técnicas, prazos, fabricante e formas de pagamento. Lembre-se também de inserir todas as informações da sua construtora como CNPJ e telefone para contato.

Um documento com essas informações deve ser enviado aos fornecedores para que não tenham dúvidas na hora de enviar suas propostas.

Com todas as propostas em mãos, você poderá criar um mapa comparativo de preços e condições da sua cotação.  Para receber propostas comerciais padronizadas para suas compras e com mapa comparativo automático, solicite uma demonstração do portal Coteaqui.

Tenha critérios de qualidade e prazo bem definidos

Tenha claro quais são as condições e exigências da sua empresa. Com isso, é possível saber quais são os fornecedores mais qualificados a atendê-la. Nem sempre o melhor fornecedor para uma compra é aquele que oferece o menor preço.

iso

Exija, por padrão, que todas as solicitações das obras definam quais são os padrões de qualidade a serem seguidos ou fabricantes aceitos para cada um dos materiais.

Tenha essas informações sempre preenchidas nas cotações antes de enviar aos fornecedores participantes poupando negociações com empresas que não atendem os padrões dos materiais que você precisa.

É muito comum que empresas troquem diversos e-mails e telefonemas até coletarem todas as informações necessárias para saber que não vão poder fechar negócio.

A depender do tipo de obra que você trabalha, alguns manuais como o do programa Minha Casa Minha Vida informam as normas e padrões que os materiais precisam atender para cada tipo de compra.

Saiba sempre o que cotar

Apple To Orange

Ao cotar materiais de construção é imprescindível ter todas as especificações técnicas. Saiba dimensões, resistência, peso, cores e também as normas técnicas relacionadas.

Cada material tem características próprias que devem ser levadas em consideração ao cotar materiais de construção.

Há, inclusive, alguns que contam com normas compulsórias. Ainda que o especificador não tenha incluído essas informações, é fácil buscar dados técnicos de materiais na internet.

Em alguns casos, a utilização do material em algo específico como o próprio canteiro de obras abre possibilidades para trabalhar com diferentes fabricantes e normas.

Trabalhando com cotações padronizadas, você poderá definir um campo para descrição do uso do material e identificar rapidamente suas possibilidades.

Atenção à validade e armazenamento dos materiais

Essa informação nem sempre é passada pelo fornecedor. No entanto, é importante saber quando os produtos irão vencer. Produtos mais próximos do vencimento podem ter preço menor!

Alguns produtos como cimento de fato têm validade curta, de três meses. Além disso, precisam de cuidados especiais ao serem armazenados.

Além de controlar a data de chegada do material na obra, você precisa conferir com o almoxarife as condições para armazenamento e data prevista de uso.

Combine a entrega antes de fechar negócio

Duas siglas são fundamentais para determinar o transporte do material: FOB e CIF. Na primeira, que significa free on board, quem retira a mercadoria é o comprador. Nesse caso, considere despesas de transporte, tributos e seguros.

A segunda significa cost, insurance and freight e indica que o preço já contempla todos os custos para que o material chegue ao canteiro.

Compre em grandes quantidades sempre que possível

Uma regra básica da cotação é que, quanto maior a quantidade, menor o preço unitário. Volumes realmente grandes podem, inclusive, ser comprados diretamente do fabricante!

Se a sua empresa está comprando o mesmo material com frequência, fique atento. Talvez você possa negociar o todo reduzindo preços e agendando entregas.

Criar a curva ABC da sua obra com base no orçamento vai te ajudar a visualizar as compras mais estratégicas da sua empresa e focar nelas.

Planeje a sua cotação

Seja porque não podem faltar na obra ou porque demoram a ser produzidos, alguns materiais de construção precisam ser comprados com antecedência. Por outro lado, materiais com prazo de validade mais curto devem ser cotados mais próximo da compra.

Entender o uso de cada um dos materiais que você precisará comprar vai te ajudar a escolher as melhores datas para cotar, comprar e receber o material em obra se adiantando à necessidades urgentes da produção.

Veja quais são os indicadores realmente relevantes para entender a eficiência do seu processo de compras.

Não esqueça a nota fiscal

O processo de compra não pode encerrar sem a emissão da Nota Fiscal pela empresa responsável pela venda dos materiais da sua cotação.

Essa emissão é feita online e a nota pode ser enviada por e-mail em alguns minutos. Lembre sempre de exigir a Nota Fiscal Eletrônica e guardá-la junto com as outras informações da sua cotação.

É a nota fiscal que proporciona garantia e a correta retenção de impostos para sua empresa.

nfe

Conclusão

Você pode cotar material de construção online de maneira prática, segura, rápida e muito econômica com auxílio de um bom planejamento e organização.

Outra dica importante é buscar ferramentas e meios que auxiliem na cotação de materiais, para auxiliar e agilizar o processo de cotação. Ou até mesmo utilizar softwares que ajudem na gestão e no planejamento da sua obra.

Lembre-se, utilizar seu dinheiro para facilitar o dia a dia do seu trabalho ou até mesmo de seus colaboradores é um investimento. Você não deve ver isso como um gasto. Atualize-se sempre e veja como a sua lucratividade e produtividade podem aumentar.

Não deixe de dividir conosco sua opinião, dúvidas e sugestões sobre a cotação de materiais e compartilhe o post caso ele tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o assunto.

Facebook Comments