Tudo sobre financiamento na Caixa para Construção

O ano de 2018 já começa com a perspectiva de que a indústria da construção civil irá se recuperar de maneira mais significativa da crise econômica que se espalhou pelo país. Essa percepção de um ano melhor, faz com que empresas se animem com a possibilidade de retomada do mercado.

Com isso, muitas empresas precisarão de dinheiro para investir em novos empreendimentos. Logo, o financiamento à produção tende a ser uma das soluções mais procuradas para o próximo ano.

Uma das linhas de financiamento mais relevantes do mercado de construção é a da Caixa Econômica Federal. Mas será que é a melhor opção para você? Quais são as vantagens de financiar com o banco? Quais são as condições de financiamento? Existem outras opções?

Provavelmente são dúvidas que você tem e por isso nós decidimos respondê-las. Neste artigo vamos dizer tudo o que você precisa saber antes de fechar um financiamento com a Caixa para a sua construção.

Saiba escolher o melhor financiamento

Ao buscar um financiamento para a sua construção, antes de mais nada, pesquise muito. No mercado existem inúmeros bancos e formas de financiar. Por isso, fique atento para avaliar qual é a melhor opção para sua empresa.

caix-01

 

Veja abaixo as principais informações que você precisa para fechar um financiamento à produção:

Fique atento aos juros do financiamento

Você foi ao banco e o gerente liberou o crédito para você financiar sua obra. Ótimo! Mas e os juros? Alguns bancos oferecem taxas de juros mais baixos que outros, mas dificultam as condições de pagamento. Outros oferecem taxas mais altas e oferecem outras formas para pagar a dívida. Tudo isso precisa ser avaliado com muita atenção para você encontrar a melhor solução para a sua empresa.

Fique atento também a algo importante: Ao fechar um financiamento, os bancos aplicam os juros do ano do acordo. Com o passar do tempo e a virada do ano, pode ser que você perceba que o valor das parcelas não diminuiu, sabe o que isso significa?

Provavelmente o banco, ao invés de cobrar as taxas do ano referente ao contrato está cobrando do ano vigente ao pagamento das parcelas. Como a taxa básica de juros da economia brasileira oscila muito, isso pode fazer muita diferença no valor final a ser pago.

Tenha todos os documentos em mãos

Todo mundo sabe que para qualquer tipo de financiamento existe uma grande burocracia. São muitos documentos para assinar, buscar e entregar. Por isso, antes de ir até o banco, já verifique quais serão os documentos necessários e providencie-os para agilizar o processo.

Além de toda documentação da própria empresa e proprietários, a Caixa, por exemplo, solicita:

  • Confirmação de situação cadastral regular e saúde econômica da empresa;
  • Qualificação no SIAC/PBQP-H (Sistema de Avaliação da Conformidade de Serviços e Obras do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat);
  • Registro do imóvel;
  • Projeto de arquitetura e alvará expedido pelo Município;
  • Demanda mínima de comercialização das unidades do empreendimento;
  • Declaração de viabilidade das concessionárias de água, esgoto e energia elétrica.

caix-03

Busque um financiamento especializado em construção civil

Já existem no mercado financiamentos voltados para o setor da construção civil, com especificações para cada área. Tais como:

  • Construção industrializada;
  • Máquinas e equipamentos;
  • Compra de materiais;
  • Construção de empreendimentos;
  • Qualidade de Construção.

Financiar sua obra com um banco que trabalha com financiamentos específicos torna todo o processo menos burocrático e trabalhoso. Por isso, pesquise bastante e veja qual banco oferece a melhor opção de acordo com a sua necessidade.

Mas lembre-se:

Esses financiamentos são diferentes! Cada uma das finalidades tem valores, condições de pagamento, taxas e regras específicas.

Por isso, não se assuste com as variações entre eles. Às vezes é mais vantajoso fazer o financiamento de materiais de construção em um banco e de máquinas e equipamentos em outro, por exemplo.

Financiamento à construção Caixa Econômica Federal

O Financiamento à construção Caixa é apresentado pela instituição bancária como Plano Empresa da Construção Civil. Esse incentivo à construção Caixa é conhecido pelo mercado como PEC ou Plano Empresário.

O Plano Empresa da Construção Caixa é uma linha de financiamento simplificada. Ela se destina a empresas de construção civil que tenham interesse em produzir empreendimentos imobiliários.

Vantagens do Plano Empresa da Construção Caixa

De acordo com as regras do programa de incentivo à construção Caixa, a contratação do crédito é simplificada. O banco assegura que o processo todo ocorre em até seis meses.

Além disso, o Plano Empresa da Construção Caixa permite que a contratação seja feita em módulos. Isso, explica a instituição, proporciona agilidade à contratação, celeridade à produção e, consequentemente, antecipação das vendas.

caix-02

 

A Caixa afirma, ainda, que a associação do empreendimento à marca da instituição bancária proporciona vantagens estratégicas para as vendas. Afinal, o fato de um empreendimento contar com financiamento à construção Caixa significa aprovação prévia em uma série de requisitos de qualidade.

Quanto aos juros à construção Caixa, a entidade assegura que são cobrado apenas em cima do valor do financiamento liberado. O mesmo vale para a atualização monetária do crédito.

Por fim, imóveis enquadrados na linha de financiamento à construção Caixa podem ser financiados aos compradores a partir de 80% da obra executada. Essa regra vale tanto para compradores Pessoa Física como Pessoa Jurídica.

À essa altura, você deve estar com uma dúvida fundamental com relação à linha de financiamento à construção Caixa.

Como contratar o financiamento à construção Caixa?

A contratação do crédito à construção Caixa é resumida pela instituição em três passos simples. Vamos te apresentar quais são eles:

 

  • Apresentação do projeto do empreendimento

 

O primeiro passo para obter o crédito à construção Caixa é levar o projeto do empreendimento que você pretende construir a uma das agências da instituição.

Nesse momento a Caixa vai proceder com a verificação da viabilidade econômico-financeira do empreendimento.

Toda a documentação da empresa será submetida a análise também nessa etapa. A finalidade é verificar pendências relativas a aspectos jurídico e de risco de crédito.

 

  • Utilização do crédito à construção Caixa

 

O processo de análise do empreendimento é conduzido pela entidade. Portanto, a liberação do financiamento à construção Caixa também é feita conforme o andamento da obra.

 

  • Acompanhamento da liquidação do financiamento

 

De acordo com as regras da linha de crédito à construção Caixa, a quitação do financiamento à construção Caixa deve ser feita em até seis meses após a conclusão da obra.

Para tanto, a empresa construtora tem duas opções. Uma é utilizar recursos próprios. Outra é usar os créditos obtidos com valores dos financiamentos contratados por parte dos compradores pessoas físicas ou jurídicas.

Passo-a-passo financiamento Caixa

 

Tenha sempre um plano B

Por mais benefícios que possa apresentar, o financiamento à construção Caixa ainda cobra juros. Isso significa que, em alguns casos, pode não ser vantajoso para a sua construtora.

Por isso, é importante analisar outras opções.

Há uma comparação básica que deve ser feita em todas as ocasiões. É preciso sempre analisar desde as taxas de juros até as condições de pagamento praticadas por entidades bancárias diferentes. Uma outra comparação que sua construtora precisa fazer diz respeito à construção com recursos próprios. Nesses casos, o empresário deixa de pagar os juros cobrados pelas instituições bancárias.

Por outro lado, no entanto, ele corre o risco de se descapitalizar. Ou seja, de ficar sem recursos em caixa. Isso pode vir a comprometer o fluxo de caixa da empresa.

Conclusão

O financiamento à construção Caixa é um dos motores da construção civil brasileira. Não é exagero afirmar que essa instituição bancária determina, por meio de suas práticas, o ritmo da construção civil nacional.

Agora você já conhece as possibilidades de financiamento à construção oferecidas pela Caixa Econômica Federal. Com isso, pode comparar juros e condições de pagamento para programar a construção e a venda de seus próximos empreendimentos.

Se quiser saber mais sobre construção e inovação, leia nosso artigo sobre indústria 4.0 e entenda mais sobre o assunto.

Conheça as ferramentas do Coteaqui

Clique aqui para conhecer nossas ferramentas de cotação de material de construção.

Facebook Comments