Coopercon: Descubra tudo sobre essa entidade

Economizar é a palavra chave na indústria da construção civil. Pensar em novas formas de empreender, de comprar, de organizar e gerenciar, são as técnicas mais comuns na hora de reduzir custos. Mas você já ouviu falar sobre a Coopercon?

Provavelmente sim, mas talvez existam ainda algumas dúvidas sobre como a Coopercon pode ajudar sua construtora a reduzir custos na hora de comprar materiais. Pensando nisso, no post de hoje nós vamos contar tudo o que você precisa saber sobre essa opção que pode garantir inúmeras vantagens para você e sua empresa.

O que é a Coopercon?

Conhecida também como Cooperativas de Compras de Materiais e Serviços da Construção Civil, a Coopercon foi fundada em 1997 no Ceará e desde então têm se espalhado pelo país, com associações em:

  • Sergipe;
  • Rio Grande do Norte;
  • Pernambuco;
  • Distrito Federal;
  • Amazonas;
  • Alagoas;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Piauí;
  • Minas Gerais;
  • Rio Grande do Sul.

As cooperativas de compras para construção civil são instituições associativas, organizadas conforme a Lei n 5.764 e dispõe de estatuto próprio, registrado em junta comercial de acordo com a região.

coop-01

Sua principal atividade é intermediar a compra de materiais de insumos diversos para os cooperados, principalmente os itens que pertencem à Curva ABC. Dentre os materiais mais comuns que são intermediados durante o processo de compra, estão:

  • Cimento;
  • Aço;
  • Portas de madeira;
  • Alumínio;
  • Pisos;
  • Revestimentos;
  • Geradores;
  • Concretos;
  • Argamassas;
  • Vidros;
  • Ferragens;
  • Metais.

Desta maneira, com a união das construtoras em torno da compra de determinado material, ou até mesmo serviço, é possível obter melhores preços e condições comerciais, por conta do maior volume de compra ofertado. Mas para esse cooperativismo funcionar é preciso que uma cooperativa disponha de uma combinação de empresas, de diversos portes.

Assim, as empresas maiores ajudam as menores, sem que ninguém precise abrir mão de qualquer benefício.

Como funciona o processo de compra com a Coopercon?

As cooperativas buscam focar na negociação de insumos cuja a padronização das especificações são facilmente identificadas. Caso uma empresa precise de materiais mais específicos dos que os mais comuns que citamos acima, cabe à ela especificar a linha de produtos que será comercializada.

O objetivo é fazer com que a negociação gere um pacote com um valor maior para atrair os fornecedores e fazer com que eles concedam descontos e condições especiais de pagamento. Para manter uma relação de confiança, as negociações são feitas pelos diretores das construtoras associadas. Os gerentes de suprimentos, que normalmente são responsáveis por essa etapa nas empresas, não tem poder de decisão sobre as compras feitas pelas cooperativas.

Por conta disso, as cooperativas contam com o auxílio de uma gerência técnica que é responsável pelas análises e fechamentos de insumos e serviços negociados. Com essas etapas concluídas e a negociação acertada com o fornecedor, inicia-se o processo de aquisição e faturamento, que é feito diretamente entre fornecedor e construtora.

Vale ressaltar ainda que dentro do escopo da compra é preciso levar em consideração também outros aspectos do processo. Como por exemplo as conformidades com as normas técnicas nacionais e internacionais e, principalmente, o cumprimento dos prazos de entrega, que podem gerar altos custos.

As cooperativas cobram da construtora uma taxa de administração e percentual das negociações cujo o valor varia de acordo com a associação.

coop-02

Vantagens para você e sua construtora

Além de conseguir valores mais vantajosos na compra de insumos e serviços de construção civil, ao ser um cooperado de alguma Coopercon você garante inúmeras vantagens para você e sua empresa.

Com preços e formas de pagamentos mais acessíveis você consegue organizar melhor o planejamento da sua obra e ter previsões mais exatas sobre prazos, despesas e lucro.

Além disso, utilizar cooperativas no processo de compra gera relacionamentos para sua construtora, evita erros de pedidos, quantidade ou até mesmo de valores. Apesar dos pedidos serem feitos de uma única vez por várias construtoras, os fornecedores fazem a entrega individual e no próprio canteiro de obras, conforme a sua preferência.

Trabalhar com cooperativismo pode ser o diferencial competitivo que você precisa para fazer a sua empresa se destacar na indústria da construção civil.

Entrevista com o Gerente comercial da Coopercon

Tivemos a oportunidade de conversar com o Yves Rabelo, Gerente comercial da Coopercon CE. Ele falou para nós sobre a importância da atuação da entidade no mercado da construção civil. Você vai ver como a atuação da Coopercon contribui para o crescimento do setor de materiais de construção.

CA: Como nasceu a Coopercon?

“A Coopercon Ceará foi a primeira cooperativa patronal de compras da construção civil. Nasceu há 21 anos da necessidade de empresas médias e pequenas terem as mesmas vantagens competitivas que grandes empresas nacionais tinham em relação à compra de insumos para a construção. Hoje, a Coopercon Ceará não comporta apenas médias e pequenas, mas também as maiores empresas de construção do Estado. Negociamos diretamente com fábricas no Brasil e no Mundo todo para elas. Assim, aquela que compra apenas uma unidade tem a mesma condição e preço que a que compra 1.000.”

CA: “Qual o objetivo da Coopercon?”

“Nosso objetivo é ser um agente regulador de mercado, seja através de negociações coletivas, importações ou mesmo promovendo novos negócios. Neste aspecto, nosso histórico é ilustrado com: concreteiras, empresa de locação de equipamentos, duas fábricas de corte e dobra de aço em parceria com a ArcelorMittal e até mesmo a criação de uma cimenteira (Apodi), hoje destaque no Nordeste.”

CA: “Como a Coopercon auxilia as construtoras?”

“Trazendo aos cooperados as melhores negociações nos principais insumos da construção civil. Nosso foco sempre foram os insumos da curva A. Porém, há dois anos, estamos trabalhando no desenvolvimento de um portal que oferecerá aos nossos cooperados também grandes vantagens para os insumos das curvas B e C. Também buscamos oferecer tecnologia através de missões internacionais ou trazendo soluções e produtos de ponta usados nos países desenvolvidos.”

CA: “Como a Coopercon auxiliou o setor no período da crise?”

“Em qualquer situação, seja na natureza, no ambiente empresarial ou pessoal, elementos unidos sempre são mais fortes que isolados. O que buscamos na Coopercon é ter um ideal comum para representar sempre a união de nossos cooperados. Pois o que quer que façamos unidos e alinhados estrategicamente, sempre seremos mais fortes. Durante a crise, oferecer esta união tanto aos cooperados como para os fornecedores parceiros gerou um ambiente de ganha-ganha exclusivo. As construtoras tiveram acesso a preços incríveis e os fornecedores a volumes de venda que sem a nossa ajuda seriam de difícil acesso.”

coop-03

Conclusão

Parece algo muito complicado de se imaginar, mas existem inúmeras formas para reduzir custos e trabalhar de maneira mais organizada, com planejamento. Se filiar a uma Coopercon pode ser uma solução muito vantajosa para a sua construtora.

Além das vantagens que citamos acima, com o decorrer do tempo você poderá notar um aumento significativo na sua produtividade, já que o processo de compras será mais otimizado, e também na lucratividade, por conta dos descontos e formas de pagamento.

Para saber mais sobre a Coopercon e como se associar, acesse: http://www.cooperconbrasil.com.br/

Não deixe de curtir e compartilhar ele nas suas redes sociais!

Facebook Comments